Disciplinas - 2016.2

Segue o escalonamento de disciplinas para 2016.2.
 
Abaixo, seguem ementas de NOVOS TEGs ainda não inseridos na ABA Ementas:
 
PETROGÊNESE DE ROCHAS VULCÂNICAS COM BASE EM PETROGRAFIA, LITOQUÍMICA E GEOCRONOLOGIA AR-AR - 1 Crédito - Os principais grupos de minerais formadores de rochas ígneas. Classificação das rochas ígneas vulcânicas. Magmas: geração, propriedades físicas e químicas e modelos de evolução. Formas e estruturas de corpos ígneos. Introdução ao tratamento química de rochas ígneas vulcânicas. Geocronologia Ar-Ar. Estudo de Caso.
 
DEPÓSITOS DE SULFETOS MAGMÁTICOS DE NI-CU-(EGP) E DE NI-(CO) LATERÍTICO ASSOCIADOS ÀS ROCHAS MÁFICAS-ULTRAMÁFICAS - 2 Créditos -Aspectos teóricos relacionados aos processos de formação dos depósitos Ni-Cu-(EGP) sulfetados e de Ni laterítico.  Distribuição geográfica e no tempo. Ambientes e tipos de depósitos. Exemplos de importantes depósitos de sulfetos magmáticos de Ni-Cu-(EGP) de Ni laterítico (geologia, estruturas, texturas, tipologia das mineralizações e modelos genéticos). Noções sobre modelos exploratórios para prospecção destes depósitos.
 
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL - 2 Créditos - Aspectos históricos da Legislação Ambiental Brasileira; Conceito e  elaboração das leis nas esferas governamentais; A Constituição Federal de 1988 e seu exclusivo capítulo do meio ambiente;  Lei da Politica Nacional de Meio Ambiente como um importante marco legal para todas as políticas públicas de meio ambiente; Lei no. 9.605/98, conhecida como Lei de Crimes  Ambientais, que determina as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente. Lei 9.433/ 97, Política Nacional de Recursos Hídricos criou o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos visando garantir à atual e às futuras gerações água em qualidade e disponibilidade suficientes através da utilização racional e integrada, da prevenção e da defesa dos recursos hídricos contra eventos hidrológicos críticos.  Código das Águas:  Decreto Federal n.º 24.643, de 10 de julho de 1934, consubstancia a legislação básica brasileira de águas; Código de Águas Minerais:  Decreto-lei Nº 7.841, de 8 de agosto de 1945 dispõe sobre a pesquisa de lavra de água mineral e potável de mesa para consumo humano, bem como destinada a fins balneários;  Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e contém instrumentos importantes para permitir o avanço necessário ao País no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos. Código de Mineração: estabelecido pelo Decreto-lei nº 227, de 28 de fevereiro de 1967, principal diploma legal brasileiro, em nível infraconstitucional, que regulamenta a atividade de mineração. Código Florestal  Lei Nº 12.651, DE 25/05/ 2012.,  estabelece normas gerais sobre a proteção da vegetação, áreas de Preservação Permanente e as áreas de Reserva Legal; a exploração florestal, o suprimento de matéria-prima florestal, o controle da origem dos produtos florestais e o controle e prevenção dos incêndios florestais, e prevê instrumentos econômicos e financeiros para o alcance de seus objetivos.
 
PETROLOGIA E SISTEMAS DEPOSICIONAIS DAS ROCHAS CARBONÁTICAS - 2 Créditos - Transmitir conhecimentos básicos sobre as rochas carbonáticas, sua importância econômica para a indústria do petróleo e também para a indústria de recursos minerais. Essa disciplina tem como objetivo o treinamento dos alunos de graduação e pós-graduação do Curso de Geologia, sobre as rochas carbonáticas, desde sua origem, seus constituintes, composição textural e mineralógica, ambientes deposicionais, feições diagenéticas, características essenciais para a exploração de hidrocarbonetos e recursos minerais. Noções de Estratigrafia de Sequências aplicadas às sequências carbonáticas.
 
INTRODUÇÃO À GEOMATEMÁTICA: APLICAÇÕES EM GEOLOGIA - 1 Crédito Introdução aos conceitos de Análise Multivariada de Dados (Análise em Componentes Principais, Análise Fatorial de Correspondências, Classificação Hierárquica) e Geoestatística (Krigagem Ordinária e Krigagem Indicativa).